Curso de FORMAÇÃO CONTÍNUA
MAIS DESPORTO NA ESCOLA
(8-18 ABRIL, 2008; 27 HORAS – 1 ECTS; 75€; 25 FORMANDOS/AS)
OS MOTIVOS JUSTIFICATIVOS DA CRIAÇÃO DO CURSO E OS OBJECTIVOS A ATINGIR
NA REALIDADE EDUCATIVA PORTUGUESA, A INACTIVIDADE COMO CARACTERÍSTICA PREDOMINANTE DO ACTUAL
ESTILO DE VIDA DEVE SER OLHADA COM PREOCUPAÇÃO, DADA A SUA IMPLICAÇÃO AO NÍVEL DA SAÚDE. SÓ 23% DA
POPULAÇÃO PORTUGUESA AFIRMA PRATICAR ACTIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA E SÓ 19% O FAZEM DE UMA FORMA
REGULAR. DE SALIENTAR QUE OS HOMENS CONTINUAM A PRATICAR, PROPORCIONALMENTE, MAIS DESPORTO QUE AS
MULHERES: 34 EM CADA 100 HOMENS (DOS 15 AOS 74 ANOS) DESENVOLVE UMA ACTIVIDADE DESPORTIVA ENQUANTO,
DENTRO DO MESMO INTERVALO ETÁRIO, APENAS 14 EM CADA 100 MULHERES PRATICAM DESPORTO (MARIVOET,
2001). TENDO EM CONSIDERAÇÃO ESTES BAIXOS INDÍCES DE PRÁTICA DESPORTIVA E A IMPORTÂNCIA DAS QUESTÕES DE
GÉNERO NA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, ASSUME PARTICULAR INTERESSE E PERTINÊNCIA O TEMA PROPOSTO NESTE
CURSO NO ANO EUROPEU DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA TODOS.
PRETENDE-SE O APERFEIÇOAMENTO DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL E PEDAGÓGICA DE DOCENTES NOS VÁRIOS
DOMÍNIOS DA SUA ACTIVIDADE, COM A VISTA A:
◊ ALARGAR O LEQUE DE ACTIVIDADES DESPORTIVAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA PARA RAPARIGAS E RAPAZES, DE MODO
A QUE TAMBÉM SE ALARGUEM AS POSSIBILIDADES DE ELAS E ELES EVOLUÍREM E TEREM SUCESSO NA PRÁTICA
DESPORTIVA;
◊ INCENTIVAR A PRÁTICA DESPORTIVA DE RAPARIGAS E RAPAZES NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE PARA RAPARIGAS;
◊ DESAFIAR IDEIAS FEITAS SOBRE IMAGENS CORPORAIS RESTRITIVAS, SOBRE ESTEREÓTIPOS ASSOCIADOS A CADA
SEXO E A NOÇÕES TRADICIONAIS ACERCA DAS ACTIVIDADES ENTENDIDAS COMO ‘APROPRIADAS’ PARA RAPARIGAS
OU PARA RAPAZES.
MÓDULOS:
PRÁTICAS DESPORTIVAS SIGNIFICATIVAS
INCENTIVO À PRÁTICA DESPORTIVA
PLANEAR ACTIVIDADES E ORGANIZAR ESPAÇOS PARA PROMOVER A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
BOAS PRÁTICAS DE MAIS DESPORTO NA ESCOLA
http://sigarra.up.pt/fadeup/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=472